quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ácidos, Bases, Sais e Óxidos

Ao ler estes nomes pensamos em algo complicados , que não entendemos e que não faz parte do nosso dia-a-dia, mas na verdade estamos bastante enganados.
Estes elementos pedem sim , está presentes no cotidiano em simples ações e reações tão comuns.Vamos mostrar alguns exemplos destas reações, e conhecer um pouco mais sobre cada um deles. 


Ácidos 
 Ácido é toda substância que se ioniza em presença de água e origina, como um dos íons, o cátion H+.
 Uma das características mais comuns nos ácidos é o sabor azedo. Ao experimentar uma fruta cítrica como o limão, tamarindo, se tem uma sensação de acidez na boca.  Os ácidos têm sabor azedo, o limão e o tamarindo contêm ácidos e por isso que eles são azedos.  
Ácido acético (CH3COOH): ácido componente do vinagre, tempero indispensável na cozinha, usado no preparo de saladas e maioneses. 


Ácido carbônico (H2CO3):  as águas e refrigerantes gaseificados têm seu diferencial,  (mais refrescante) graças a este ácido, ele é formado na reação do gás carbônico com a água

CO2 + H2O → H2CO3



Ácido fosfórico (H3PO4): os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura. 





Bases 
Segundo Svante Arrhenius, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que liberta única e exclusivamente o anião OH-  em solução aquosa.
Alguns exemplos dos tipos de bases mais conhecidos são:


Soda Cáustica: É a base mais importante da indústria e do laboratório. É fabricada e consumida em grandes quantidades.É utilizada no fabrico do sabão e da glicerina.



Hidróxido de amónio: Hidróxido de amónio é a solução aquosa do gás amoníaco. Esta solução é também chamada de amónia. 
O amoníaco é um gás incolor de cheiro forte e muito irritante. É fabricado em enormes quantidades na indústria. A sua principal aplicação é a fabricação de ácido nítrico.   
Hidróxido de magnésio(Mg(OH)2): É pouco solúvel na água. A suspensão aquosa de Mg(OH)2 é o leite de magnésia, usado como antiácido estomacal.
Sais
Sais são compostos que podem ser encontrados na natureza, ao nosso redor existe uma infinidade de sais, que fazem parte dos mais variados materiais.


Nitrato de potássio (KNO3) e o salitre-do-chile - nitrato de sódio (NaNO3), são empregados como conservantes dos embutidos de carne (presunto, salame, mortadela, rosbife, etc, e como afrodisíaco. Tomam parte também, da composição de fertilizantes, de dinamites e da chamada pólvora negra.



bicarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio (NaHCO3) é um sal ácido que reage com água liberando CO2 e produzindo NaOH. Nos efervescentes que combatem à acidez estomacal, o bicarbonato de sódio é princípio ativo, é usado também como fermento em pães. Nos extintores de incêndio (pó seco ou úmido) é um dos componentes principais.

Cloreto de sódio (NaCl) - Soro fisiológico 


Sulfato de magnésio (MgSO4) - Laxante.
Óxidos 
Os óxidos são compostos muito comuns que estão presentes em nosso cotidiano. Veja alguns exemplos:

O gás carbônico (CO2) é um óxido considerado como a base da vida dos vegetais e dos animais que deles se alimentam, pois participa do processo de fotossíntese.

A ferrugem que corrói os objetos de ferro é nada mais que uma variedade de óxido de ferro (Fe2O3) formado  pela reação do ferro com o oxigênio do ar.
 





               
  




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário